O marketing digital para o mercado imobiliário está focado na atração de locatários e compradores. No entanto, locadores e vendedores são a verdadeira fonte de receita das imobiliárias, já que esse tipo de negócio se baseia na prestação de serviços para aluguel ou comercialização de imóveis.
“O mercado está muito focado na venda e acaba esquecendo a captação. Atrair a atenção de proprietários é tão ou até mais importante dentro dessa nossa prestação de serviço. Afinal, não tem venda se não tiver captação, não tem aluguel se não tiver captação”, afirma o sócio-diretor da Betha Espaço Netimóveis, Winston Valentim. O executivo salienta que, atualmente, a atenção e o foco do mercado estão voltados para a geração de leads.
Nesse sentido, o Head de Estratégia na Startup EEmovel Brokers, Guilherme Carnicelli, sugere que é necessário estruturar um funil de captação de imóveis, da mesma forma que muitas imobiliárias fazem para a geração de leads.
“A captação também tem que ter um funil próprio, uma estratégia de atração de primeiro contato, de script para visitação do imóvel, de documentação, de fotografia, etc. Isso ajuda o corretor a ter uma visão sistemática e processual da captação”, ressalta.
Carnicelli também evidencia que a captação deve estar alinhada com o perfil da imobiliária, com o que a empresa está preparada para vender ou alugar.
“É necessário verificar o quanto o processo de captação está alinhado com o processo de venda ou aluguel; se está de acordo com aquilo que a imobiliária representa, com o que é oferecido ao mercado, do ponto de vista de mix de produtos, da região, da faixa de preço, da liquidez dos imóveis”, alerta.
Atualmente, existem diversas opções de investimento para atração dos proprietários, por meio do marketing digital.
As imobiliárias podem se destacar informando sobre as vantagens de investir em imóveis. “Hoje, é inocente pensar que concorremos apenas com o mercado imobiliário”, diz Valentim.
No entanto, o mercado imobiliário depende de relacionamento. “Online e offline se complementam nas estratégias de captação.
O digital atrai, mas é o pessoal que converte”, explica Valentim. As empresas do setor devem entender como as pessoas pensam e o que desejam, para inspirar confiança nos clientes e, assim, fechar negócios.